22/08/2019

08:07

Frigoríficos esperam ao menos 3 anos de alta nas exportações de carne de frango e de porco devido à peste suína

Fonte: G1 - Agro

A crise de peste suína africana que atinge a China e outros países da Ásia e da Europa pode garantir pelo menos 3 anos positivos para as exportações brasileiras de carnes de porco e de frango, de acordo com a associação que representa as indústrias do setor (ABPA).

O setor, que vinha enfrentando problemas nos embarques desde a Operação Carne Fraca, em 2017, vê uma possibilidade de retomada.

“As indústrias que estão ociosas estão prontas para atender a esta demanda, e algumas já estão retomando as atividades”, disse o presidente da associação, Francisco Turra, nesta quarta-feira (21).

Segundo a ABPA, o surto de peste suína africana foi o principal responsável pelo aumento de 5,8% nas exportações de carne de frango em 2019, e de 19,6% para os suínos. Só os chineses aumentaram em 21% e 31% as vendas dessas proteínas, respectivamente.

A peste suína atinge criações de pelo menos 16 países, de acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês).

Representantes asiáticos da ABPA afirmam que a recomposição do rebanho de animais aos níveis anteriores ao da doença deve demorar entre 3 a 5 anos. Isso sem levar em consideração uma demanda maior da população pelas carnes.

Preços mais altos

Após a operação da Polícia Federal, as vendas para o exterior entraram em trajetória de queda, e muitos criadores diminuíram o número de frangos e suínos para abate.

Com a oferta ajustada, a tendência é de que a procura faça subir os preços das carnes e, consequentemente, os produtores recebam mais.

“Quando a Carne Fraca ocorreu, muitos falaram que era uma tempestade perfeita para o setor. Agora acredito que estamos na bonança perfeita”, disse o diretor executivo da ABPA, Ricardo Santin.

Em paralelo, o setor tenta retomar a confiança dos países que diminuíram as compras das duas proteínas após a Carne Fraca.

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio